Sai nos dias de maior fluxo

quinta-feira, outubro 13, 2005

Ora diga "lá, excelência"!

Sempre na vanguarda do jornalismo político, O Período inicia hoje um ciclo de entrevistas aos candidatos à presidência da República. Hoje Mário Soares, idoso e ex-presidente da República, amanhã, quem sabe, Aristides Teixeira, Presidente da Associação dos Utentes da Ponte 25 de Abril.

O Período: Bom dia, Professor. Ora diga "lá, excelência".
Mário Soares: Hmmm... o quê? Tem que falar mais alto e para o meu ouvido esquerdo. Furei um tímpano em Paris, em Maio de 68, com um cachimbo de erva...
OP: ORA DIGA "LÁ, EXCELÊNCIA"!
MS: Aah, lá, excelência!
OP: Antes de mais, permita-me pergunta-lhe o porquê de se recandidatar à presidência da República.
MS: Pergunte à vontade...
OP:... porque é que se recandidata a Presidente da República?
MS: Olhe, porque gosto de viajar. Isto na minha idade não é fácil. Há o turismo sénior do INATEL mas aquilo é só para a classe operária e dentro de Portugal... Aqui há tempos recbi um panfleto em casa com uma excursão para velhos ao "Sudoeste alentejano e Costa Bizantina". Ainda pensei que era na Turquia, mas afinal era a Costa Vicentina. E depois ainda me obrigaram a assistir a uma palestra em que me impingiram um colchão ortopédico e um trem de cozinha, que eu dei ao meu filho João. Ele nunca mais foi o mesmo desde o acidente em que esfodaçou a cara e ficou parecido ao João Villaret..


- Estão a ver estes, os de baixo? São postiços, mas acham que se nota? Nem um bocadinho!

OP: Sim, de facto você foi o Presidente mais viajado. Há algum sítio que o tenha marcado particularmente?
MS: Sim, as Seychelles. Adorei montar aquela tartaruga! Aquilo é foi curtir hehehhehe! Lembro-me como se fosse há 50 anos atrás. Até fiquei tonto! São danadas as tartarugas, sabia?
OP: Pois, de certeza que essa tartaruga deve estar ansiosa pela sua reeleição... Não teme que o eleitorado o ache demasiado gasto para desempenhar essa função?
MS: Pois, eu sei que já não tenho 80 anos, mas penso que com umas rampas no Palácio de Belém, um elevador e uma botija de oxigénio portátil me poderei mover normalmente pelos meandros da presidência da República.


- Mário... Mário... Mário... Soares, é isso!! Mário Soares!

OP: Quais são as prioridades que elege para o seu mandato?
MS: Olhe, vou organizar as noites do Bingo do Palácio de Belém, o Programa Macramé para Políticos Séniores, Limpar o Cu depois dos 80, Promulgar uma Lei que legalize o aborto até aos 65 anos de idade, entre outras... mas primeiro tenho que ser eleito.
OP: E sente-se capaz de enfrentar outra campanha eleitoral?
MS: E porque não? Vai ser uma campanha mais calma mas sem descuidar os problemas com que nos deparamos. Vai ser patrocianada pela Lindor Anatómica para Ele e Tena Lady para Ela, onde serão distribuídos pensos e fraldas com o logotipo da campanha nas abas e nos adesivos laterais que permitem liberdade de movimentos e a dizer Vota Soares na parte da frente. Jantares e chás comício também farão parte da campanha.


- Gosto que a Maria Barroso me chame de Super Mário!

OP: E o que pensa dos seus adversários? vai ouvir com atenção o manifesto eleitoral de Cavaco Silva?
MS: Olhe, vou ouvir com a atenção que a minha idade permite. Não é muita e também depende da hora e se tenho a barriguinha cheia ou não, mas vou tentar.


- Cerelac, Lindor, Nestum, Cêgripe...

OP: Para terminar, quer deixar uma última mensagem aos eleitores?
MS: Estou velho, mas não tenciono morrer hoje...
OP: Não é isso, uma mensagem eleitoral, um conselho...
MS: Ah, sim, sim... mmmm... não bebam muito chá antes de dormir porque...mmm... dormir...zZzZzZzZZZzzZZZ!!!
OP:...

Escorredores de Serviço



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!