Vox Populi
Portugal venceu o seu primeiro jogo no Mundial de 2006. Como sempre, os portugueses dividem-se entre os que ficaram optimistas e os que ficaram pessimistas. O Período entrevistou dois adeptos com disposições distintas para saber as suas opiniões sobre o jogo de ontem e o futuro da Selecção Portuguesa no Mundial.
O Período - O que acharam do jogo de ontem?
Adepto Exageradamente Optimista – Maravilhoso. Começar o Mundial de melhor forma era impossível. Esmagámos a poderosa e organizada Selecção Angolana. Não via tantos angolanos a correr desorientados desde a última rusga na Amadora.
Adepto Estupidamente Pessimista – Uma merda. No final do jogo senti vergonha de ser português. Se era para ir fazer figurinhas destas, mais valia nem sequer termos ido ao Mundial. Um escândalo! VOLTA PARA A TUA TERRA, SCOLARI!
OP – E qual acham que foi o jogador português que mais destacou?
AEO – Todos. O colectivo esteve todo muito bem, brilhantes diria. Desde a velocidade de ponta do Nuno Valente, à objectividade do Ronaldo, aos cruzamentos do Miguel, à calma do Meira, à capacidade de retenção de bola do Pauleta, gostei de tudo.
AEP – Nenhum, caralho! Puta que pariu, era cada um pior que o outro. Quando uma equipa deixa um jogador como o Akwá tocar na bola mais de duas vezes está tudo dito.
OP - Acha, portanto, que o Akwá é um jogador muito perigoso e devia ter sido mais bem marcado?
AEP – Não, caralho. O Akwá é tão cepo que só mesmo uma equipa de merda é que o deixa tocar na bola. O gajo tem aspecto de ter, no mínimo, uns cinquenta anos. Consegue ter as fuças mais enrugadas que um Shar Pei ou o cocuruto do Luisão.
OP – No final do jogo, foram comemorar a vitória de Portugal?
AEO – Sim, fui de Lisboa até ao Porto a buzinar e voltei.
AEP – Não, fui afogar as minhas mágoas em álcool e quando cheguei a casa estava tão bebado que nem um estalo como deve de ser consegui dar na minha mulher.
OP – Até onde pensam que selecção poderá ir?
AEO – Eu tenho a certeza que Portugal vai até à final e vai ganhar por dez a zero ao Brasil. Na na na na está na SIC o Mun-di-al....
AEP – Vai até ao jogo com Irão, é envergonhado com três ou quatro explosões a zero e depois desistem e voltam cobardemente, com o rabo entre as pernas, para Portugal. O Scolari é despedido e, como mais ninguém quer aceitar o lugar de seleccionador nacional, o Agostinho Oliveira é o escolhido para o substituir. Nunca mais nos qualificamos para nada e passamos a ser uma selecção do nível de Malta e Luxemburgo.
OP – E, para terminar, bandeiras nacionais, têm alguma na janela?
AEO - Eu tinha duas na janela e uma no carro, mas depois do jogo pus mais umas quantas em casa, forrei os estofos do carro com as cores nacionais, pintei os meus pintelhos de verde e vermelho e enfiei uma bandeira no cu do meu cão.
AEP – Eu tinha uma em casa, mas já a tirei depois da vergonha de ontem. Fui à casa de banho e limpei o cu com a bandeira. Morre Scolari!