Sai nos dias de maior fluxo

sexta-feira, agosto 19, 2005

Bom Português!

P: Como se escreve a palavra que designa o acto de desdizer algo, de voltar atrás com a palavra dita: retractação ou retratação?

Dias Ferreira, jurista, especialista, ex-dirigente do Sporting e irmão de Manuela Ferreira Leite

Penso que essa pergunta não tem cabimento! Recebi uma pergunta semelhante e apresentei-a a quem de direito e a resposta foi-me recusada! Eu que nem sei o que é uma offshore, veja lá!

Miguel, retractado, retratado e jogador da bola

Escreve-se retractação hoje e retratação na Casa do Castelo! Mas respondo a isto porque me pediram e porque depois o Paulo Madeira vai fazer-me miminhos!

A Duck!, escorredor e linguísta

Re... trac...**COF**COF**... tra... retractación! Sem "s"!

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e menino birrento

Não sei responder, não quero responder e mesmo que quisesse e soubesse não respondia, humm?

Velha, velha

Olhe, no meu tempo era com "c" antes do "t" mas depois o Salazar, que nos obrigava a rezar o terço depois da escola, veio com a PIDE e olhe, foi tudo a eito, até o meu marido, que só tinha uma perna depois de lhe ter rebentado uma mina na Guiné, isto antes das eleições de 68, que eleições também dantes tinha mais um "c", mas é como lhe digo, já não sei! Eu com esta reforma já não dá pra mais!

van Gogh, pintor famoso pelos seus auto-retratos

Retratação! Normalmente ao espelho e em estilo fauvista, que muitos integram no movimento pós-impressionista, juntamente com Cézanne, Gauguin entre outros!

José Hermano Saraiva, velho fala-barato

Para dizer a verdade, já no tempo de D. Sancho I, após a batalha de Vendas Novas, o califa mouro derrotado foi obrigado a retractar-se perante as tropas masturbantes do exército português e inglês...

Eusébio, rei

Tremosso! Com dois "s"!

Jorge Tadeu, retratista

Retratação, de retratar, ué! Quer tomar um drink e depois sacar uma foto?

R: A resposta correcta, caros leitores e redactores do diariodigital.pt, é retractação, do latim retractatione, acto de desdizer. Retratar é fazer um retrato, caralho! E assim se fala Bom Português!

Escorredores de Serviço



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!