Sai nos dias de maior fluxo

quarta-feira, dezembro 24, 2003

Momento alto

Aguardo com particular ansiedade o momento alto do meu Natal. Já sei que essas mentes ligeiras a tecer juízos de valor pensaram, de imediato, que me referia à altura da abertura dos presentes. Pois enganam-se. Desde os meus 12 anos de idade que abrir caixas com boxers, canetas, after-shaves e meias não me compensa emocionalmente. Embora os envelopes (os que têm dinheiro, não os com cartões) me tragam alguma compensação financeira.
O momento que anseio é sim o jantar de véspera do dia de Natal. O jantar em si é sempre completamente imprevisível, mas existem alguns episódios que se repetem todos os anos. Eis os que aguardo com especial expectativa:

O meu avô, com seu particular jeito doutoral, a discursar sobre os males que assolam o país; o meu tio-avô a concordar com tudo que o meu avô diz, ao mesmo tempo que sorve a sopa e faz barulhos irritantes com a placa dos dentes; o meu pai a discordar com tudo que o meu avó diz e a animar as hostes com as mesmas piadas repetidas até à exaustão; a minha mãe stressada para que não existam "conflitos" familiares nesta altura de paz e serenidade; a minha avó a dar-me uma garrafa de água, quando lhe tinha pedido pão; a minha irmã a arranjar mil e uma maneiras de implicar comigo (ok, esta está ligeiramente destorcida); o meu cão a peidar-se enquanto ressona; a minha tia-avó a perguntar-me pela milionésima vez porque não tempero a salada; a minha avó a dar-me um garfo quando lhe tinha pedido água; a meu tio a elogiar a pessoa que cozinhou os camarões, ele próprio portanto; a minha tia aos berros e a dar-me cacetadas na cabeça sempre que abro a boca; o meu primo puto com a cabeça enfiada dentro do prato a emitir sons anasalados, desconfio que é uma tentativa de rude de comunicação; a minha avó a dar-me uma rabanada quando lhe tinha pedido um sonho (ou vice-versa).

São estas pequenas grandes coisas que fazem que o jantar de véspera do dia Natal seja o meu momento preferido de toda esta época festiva. Agora que penso nisso o alarvanço de rabanadas durante todo o dia de Natal também não é mau.

Ah! Quase que me esquecia, Feuiz Natau (como diria o Fernando Seara) para todos!!!

Escorredores de Serviço



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!